Tags:

RH ÁGIL – PRÁTICAS ÁGEIS NO R&S

No último sábado (22/07) tive o prazer (e o desafio) de palestrar em conjunto com o André Suman na Trilha Agile do ‘The Developer’s Conference‘ – a maior conferência de tecnologia do país, que reúne diversas comunidades de Desenvolvedores, Analistas, Testers, Gamers, Makers e muito mais!

Logicamente me encaixei nos exemplos de “muito mais“: uma pessoa de uma área oposta à galera técnica, dividindo a experiência de ter conhecido um pouquinho sobre metodologias ágeis a fim de melhorar a rotina de Recrutamento e Seleção.

Afinal, o que são metodologias ágeis?

“…são uma alternativa à gestão tradicional de projetos, eles nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto (inclusive os que não se remetem ao software).”

“Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma filosofia que acaba por incentivar o maior trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor. Basicamente, os métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade.

Como?

 

E se metodologias ágeis se encaixam em projetos que vão além do desenvolvimento de software, porque não trazer isso para o RH? Segundo o Suman, uma coisa tem tudo a ver com a outra, pois tanto Agilidade quanto Recursos Humanos têm:

Ficou curioso para saber se essa mistura deu certo?! Confira nossa palestra na íntegra para entender o que motivou essa mudança de mindset, nossos desafios e ganhos:

 

Referência:

O que são métodos ágeis? – Kleber Bernardo

Por TATIANA ARAUJO

Uma nerd que foi para Humanas, quase Psicóloga e apaixonada por RH. Gosto de olhar para o outro como um conjunto de experiências, emoções e conhecimentos! Considerar as pessoas como um todo é o que mais me faz gostar da minha profissão!

Postado em: 26 de julho de 2017

Confira outros artigos do nosso blog

Vamos falar sobre métricas Kanban?

21 de maio de 2018

Ricardo Augusto Shikota

Método Kanban: primeiros passos

10 de maio de 2018

João Paulo Grabosque

Afinal, o que é Scrum Master?

20 de abril de 2018

Fernanda Rogge Barbosa

Agilidade: Soft skills x Hard skills

12 de abril de 2018

Ariane Ferreira Izac

Deixe seu comentário