Tags:

Inovação: Como criar um ambiente propício?

Inovação é um grande desafio para todas as empresas. É um fator muito importante para que as empresas tenham um diferencial e sejam bem-sucedidas visto que o mercado é tão competitivo. Seria possível alavancar a cultura inovadora das empresas? Algo pode ser feito para que a inovação seja mais natural? Vamos falar um pouco mais à respeito disso.

Quando crianças costumamos ser muito criativos e com o passar dos anos algumas pessoas vão perdendo essa habilidade de criar algo diferente, pensar “fora de caixa” e até mesmo de tentar algo novo. Uma das causas dessa perda de criatividade nata pode estar ligada ao medo do fracasso.

No ambiente corporativo não é diferente! O medo é o maior vilão dos ambientes inovadores. Muitos tem medo de ser ridicularizados, medo de que a ideia não seja aceita, medo de que a ideia seja um total fracasso.

Mas será que todas as ideias boas vieram prontas e não precisaram de nenhuma adaptação sequer?

NÃO! É claro que não.

O que as empresas poderiam fazer para tornar o ambiente de trabalho mais propício para que as inovações surjam?

Vejamos algumas das ações adotadas na MATERA que tornam o ambiente cada vez mais inovador:

  • As pessoas precisam se sentir à vontade para dar novas ideias.

Ideias novas são sempre bem-vindas. Para isso é necessário fazer o cadastro da mesma na rede social interna, o MyBoard. O dono da ideia pode escolher se deseja ser identificado ou não. Assim, todos se sentem à vontade para contribuir mesmo sem precisar se identificar.

  • É necessário que exista um processo de inovação bem estabelecido.

Todas as ideias passam por um processo chamado “Funil da Inovação” onde a comunidade passa a avaliar viabilidade, aderência com os valores da empresa, retorno de investimento e outros outros critérios definidos pela empresa.

  • Ideias precisam ser acompanhadas pela comunidade

Como mencionado anteriormente, as ideias são cadastradas no MyBoard. As ideias são visíveis para toda a comunidade. Todos podem realizar questionamentos e sugerir mudanças visando o aperfeiçoamento da ideia. As ideias são construídas em conjunto.

  • Ideias precisam ser acompanhadas pelos seus donos.

O dono da ideia sempre tem um feedback a respeito do status de sua ideia. Caso a mesma venha a ser cancelada ou congelada o proponente é notificado e sabe quais foram as razões que levaram isso a acontecer. Caso a ideia esteja em validação/projeto o mesmo será orientado de como deve prosseguir para realizar os próximos passos.

  • Boas ideias devem ser reconhecidas!

Periodicamente é feito um post no MyBoard exibindo quais foram as ideias cadastradas no canal e quais delas foram implementadas naquele período. Vale salientar que em determinadas situações os proponentes de ideias receberam premiações pela contribuição.

Todos ganham quando um problema é solucionado ou quando passamos a realizar uma tarefa de forma simplificada e melhor. Por isso a cultura de inovação é algo muito valorizado na MATERA.

Além desses aspectos é importante ressaltar que a MATERA possui outras diversas iniciativas que favorecem ainda mais a inovação, clique aqui para conferir.

Por KARINA COSTA MINEIRO

Analista de Sistemas, motivada por desafios, adepta ao desenvolvimento Ágil! Ama filmes e séries, louca por cachorros e entusiasta DIY.

Postado em: 28 de setembro de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário