Coworking : Ambiente de Trabalho Compartilhado

Atualmente, os ambientes coworking estão presentes em dezenas de países, e centenas de cidades (veja uma amostra aqui). Qual é o grande diferencial desse modelo de trabalho e por que ele vem aumentando com o passar do tempo? Nesse post, vamos entender um pouco sobre as vantagens de se trabalhar num espaço compartilhado.


Coworking é uma modalidade de trabalho onde as pessoas partilham do mesmo espaço para desenvolver seus projetos. Ou seja, num mesmo ambiente, pessoas de diferentes segmentos realizam suas atividades como se estivessem trabalhando em um escritório convencional.
Dentre os principais serviços que os ambientes coworking podem oferecer, destacam-se [1]:
• Internet
• Impressão
• Telefonia
• Ambiente
• Mobília
• Ar-Condicionado
• Limpeza e manutenção do ambiente
• Ambientes de Convivência
• Salas para Reuniões

Se boa parte dos ambientes convencionais oferecem tais serviços, por que muitos profissionais têm aderido a essa nova modalidade? Quais as vantagens desses ambientes?
O número de profissionais independentes vem crescendo e esses profissionais buscam um ambiente que permita o desenvolvimento do seu trabalho sem as distrações de espaços públicos e o isolamento do home office [2]. O espaço foi pensado para profissionais autônomos, start-ups e freelancers e oferece grandes oportunidades de networking, possibilitando novas amizades, trocas de experiências e até mesmo oportunidades de negócio. E, por fim, todo esse serviço tem um custo inferior ao de um aluguel de uma sala comercial.
Recentemente, quatro profissionais da MATERA utilizaram um espaço de coworking para realizar suas atividades na Philadelphia! O local escolhido foi o Benjamin’s Desk. O ambiente é descontraído e muito inovador, o objetivo é inspirar as pessoas enquanto trabalham. Mensagens motivadoras como: “be creative”, “be brave”, “be cool”“be different” estão espalhadas por todo o escritório. O ambiente possui pequenas empresas, start-ups e autônomos. Se você pensa que somente empresas de tecnologia aderem a esse modelo de trabalho está enganado! Empresas de áreas diversas, como por exemplo Vendas, Advocacia, Esportes e Design de Ambientes estão presentes no Benjamin’s Desk. Com tantos perfis diferentes, o ambiente é rico em conhecimento e oportunidades de deslanchar novos negócios e parcerias.

Referências:
[1] http://coworkingmap.org/
[2] http://cwk.com.br/os-10-principais-servicos-que-um-espaco-de-coworking-pode-te-oferecer/

Por KARINA COSTA MINEIRO

Analista de Sistemas, motivada por desafios, adepta ao desenvolvimento Ágil! Ama filmes e séries, louca por cachorros e entusiasta DIY.

Postado em: 13 de outubro de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário